FUTEBOL

FUTEBOL

img-abs-video (1)O futebol dispensa apresentação para os brasileiros, mas nos Jogos Olímpicos a modalidade possui peculiaridades e curiosidades bem interessantes.

O futebol surgiu na Inglaterra no século XIX, quando futebol e rúgbi se separaram. Antes disso era disputado um jogo que uniam várias regras e era bastante confuso, além disso, em cada bairro ou agremiação se jogava com regras e conceitos diferentes. A separação veio para padronizar as regras e facilitar a prática de ambos os esportes.

O futebol é jogado em um campo de 105m de comprimento por 68m de largura. O intuito é colocar a bola dentro das “traves” do adversário. Ao final de dois tempos de 45 minutos, a equipe com maior número de “gols” é a vencedora.

468010-970x600-1Com exceção de algumas decisões interpretativas e da regra de impedimento o futebol é bem simples, com um conceito muito fácil de se compreender. Essa característica faz com que o esporte seja o mais popular do mundo, com milhões de praticantes e adeptos.

É muito fácil entender as regras do futebol (e essência do jogo), por isso é muito fácil assistir e acompanhar o esporte. Um exemplo disso são as Copas do Mundo da FIFA, que geram milhões de dólares e que junto com as Olimpíadas, é o evento mais desejado pelos amantes do esporte no mundo.

Com muita popularidade o futebol possui jogadores que são considerados grandes celebridades, ganham salários astronômicos e são valiosos para seus clubes. Por esse motivo, aliado ao calendário esportivo europeu, o futebol nos Jogos Olímpicos é disputado por equipes Sub.23, podendo ser convocados até três atletas acima desta idade (no masculino). O futebol feminino disputa os Jogos com suas equipes adultas, evidenciando um exemplo do contraste entre os dois gêneros de uma mesma modalidade.

Na competição olímpica participam 16 seleções, que são divididas em 4 grupos com quatro equipes em cada. As duas primeiras colocadas de cada grupo de classificam para a fase de Quartas de Final, Semifinal e Final.

5cnmi4wr8u_81som7ku20_fileO fato de o futebol precisar de grandes estádios para sua competição faz com que em todas as edições a disputa seja levada a outras cidades do país. No caso do Brasil, os jogos serão realizados no Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão), Belo Horizonte (Mineirão), São Paulo (Arena Corinthians), Salvador (Fonte Nova), Manaus (Arena Amazônia) e Brasília (Estádio Nacional). Com isso, o futebol se torna uma muito importante durante os Jogos Olímpicos, pois consegue alcançar outras cidades e povos que não vivem ou possuem condições para ir ao Rio de Janeiro durante o período dos jogos.

O futebol estrou na segunda edição dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900. As mulheres só tiveram seu primeiro torneio olímpico nos Jogos de Atlanta em 1996 (incríveis 96 depois).

Pelo contrário de outras competições, o Brasil não se destaca entre os campeões do torneio. No feminino, os EUA possuem três ouros e dominam o esporte. No masculino, várias equipes já receberam suas medalhas de ouro, mas o Brasil ainda está na fila, sendo a única conquista de expressão que resta ao futebol do país. Mesmo com boas participações, o Brasil não consegue chegar ao lugar mais alto do pódio e coleciona momentos frustrantes no currículo olímpico. Quem não se lembra da última final contra o México, na qual o Brasil perdeu por 2×1, ou da derrota por 3×2 para a Nigéria nas quartas de final dos Jogos de Atlanta.

A esperança é que o Brasil possa chegar ao pódio no feminino e masculino!!!

Assista o futebol nos Jogos Olímpicos! Promessa de bons jogos e de muita garra para o Brasil conquistar o ouro tão sonhado!

#MalucosPorEsporte

Attachment

dsc02698 5cnmi4wr8u_81som7ku20_file 468010-970x600-1