ATLETISMO

ATLETISMO

img-abs-videoNeste novo quadro, iremos conhecer um pouco mais de cada modalidade que está presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para definir a sequência das apresentações dos esportes, foi determinado que fossem apresentados por ordem alfabética. E por mera sorte, a primeira modalidade que será abordada, é o Atletismo.

É bem simbólico este ser o primeiro tema do novo quadro, pois o Atletismo é considerado por estudiosos como o esporte mãe. Todos os seres humano, naturalmente irão correr, saltar, lançar e arremessar, estes movimentos são naturais dos seres humanos, com isso foi também natural que as primeiras movimentações esportivas da humanidade fossem ligadas a estes movimentos mais comuns. Portanto, a concepção deste esporte é primitiva, e com objetivos para a vitória bem simples, como quem é o mais rápido, quem salta mais alto e mais longe e quem arremessa ou lança algum objeto mais longe.

Por tanta simplicidade no seu conceito, pode se dizer que o atletismo é o primeiro esporte, ou o esporte base. De tão antigo (estamos falando de aproximadamente 776 a.C), existem divergências sobre as primeiras manifestações da modalidade. Porém, foi através dela (principalmente) que se originou os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

atl_vanderlei_reuDepois da proibição dos Jogos, Pierre de Coubertin criou os Jogos Olímpicos da Era Moderna, e desde a primeira edição em Atenas 1894, o Atletismo não é somente presença garantida, como para muitos é o coração dos Jogos Olímpicos.

O Atletismo é a essência do esporte, para se ter ideia a palavra “Atleta” remete a modalidade. O Lema Olímpico “O MAIS RÁPIDO” “O MAIS FORTE” “O MAIS ALTO”, nada mais é que os objetivos lógicos das provas do atletismo. Além disso existe uma frase muito famosa que circula no meio olímpico, que é “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele”, mostrando a importância desta modalidade para os Jogos.

Atualmente o Atletismo conta com 47 provas, entre elas estão as corridas de velocidade, as corridas de meio fundo, corridas de fundo, corridas de rua, saltos (horizontais e verticais), lançamentos, arremesso, provas combinadas e marcha atlética.

Analisando um pouco os números da história olímpica, é possível observar a grandeza do esporte, sendo disparada a modalidade mais procurada (em média) pelo público nas edições dos jogos, além disso o evento mais assistido (em média) em cada edição dos jogos é a final dos 100m rasos. Na maioria das vezes, o palco do atletismo é também o de abertura e encerramento, onde também “hospeda” a Pira Olímpica, além da cerimonia de premiação da maratona masculina ser realizada juntamente com a cerimonia de encerramento, e é a modalidade que mais distribui medalhas durante cada edição dos Jogos, são 141 medalhas, sendo 47 de ouro.

yelenaisinbayeva-_apNão é difícil de lembrar de fatos marcantes do Atletismo nos Jogos Olímpicos. Quem não se lembra do 3º Lugar de Vanderlei Cordeiro na Maratona (Sendo quase interrompido pelo Padre Irlandês que invadiu a prova), ou de Usain Bolt, que se tornou o único homem a vencer as duas provas mais velozes de 100m e 200m. São tantos nomes e momentos, que não possui como enumerar!!!

Nos Jogos do Brasil, o Atletismo será disputado no Estádio Olímpico João Havelange, algo raro, pois o mesmo estádio não será palco das cerimonias de abertura e encerramento dos jogos, além disso a maratona terá início e termino no Sambódromo do Rio.

Nomes como o do velocista Usain Bolt e da saltadora com vara Yelena Isinbaeva estão garantidos na competição. Dos brasileiros, a mais cotada para garantir medalha, é a também saltadora com vara Fabiana Murer, ela é a atual vice-campeã mundial da prova.

Agora que você sabe a importância do Atletismo na história dos Jogos Olímpicos, não perca a chance de acompanhar as competições, nas Olimpíadas que acontecem em nossa casa!!!

#MalucosPorEsporte

Attachment

usain-bolt-disputa-final-dos-100-m-rasos-dos-jogos-olimpicos-de-londres-1344202369659_956x500 yelenaisinbayeva-_ap atl_vanderlei_reu